COOABRIEL PREMIA OS MELHORES CAFÉS DA SAFRA 2006

 

Numa cerimônia com cerca de 300 pessoas a Cooabriel premiou os melhores cafés conilon da safra 2006, produzido pelos seus produtores. Estavam presentes os sócios finalistas e seus familiares, os sócios participantes da primeira fase do concurso, conselheiros da Cooperativa, autoridades políticas, empresários do café, representantes de entidades financeiras e profissionais da área técnica agronômica.

Antônio Joaquim de Souza Neto, presidente da Cooabriel, abriu o evento, que aconteceu na noite do dia 15 de setembro, na nova sede do Lions Clube de São Gabriel da Palha, recordando alguns pontos da história do Café Conilon. Enfatizou a importância do concurso realizado pela Cooabriel e destacou a atitude dos produtores classificados com sua atuação e empenho no resultado da constante melhoria da qualidade do café.

Ele recordou o esforço e o papel de algumas lideranças para o desenvolvimento da variedade tanto em expansão, tecnologia e qualidade, citando nomes como, Eduardo Glazar, Dário Martinelli, Jônice Tristão, João Carlins Won Doelinger, Bento Venturim, e empresas, como Incaper, Cetcaf, Sicoob. Também citou outros pensadores e motivadores: Frederico Daher, Marcos Moulin, José Guilherme Cortez e Renato Fernandes.

O presidente destacou em seu discurso, o papel de São Gabriel da Palha nesse desenvolvimento, inclusive, divulgou o Decreto Lei nº1660/2006 de 01 de setembro de 2006, assinado pela prefeita Municipal de São Gabriel da Palha, Raquel Mageste Lessa, que declarou São Gabriel da Palha  como “Capital Nacional do Café Conilon”, assunto reforçado pela Prefeita, Raquel, presente à cerimônia e que em seu pronunciamento destacou também, a  importância da Cooabriel para o município e o papel no desenvolvimento da cafeicultura e dos avanços da qualidade.

O palestrante da noite, Sérgio Giestas Tristão, Presidente do Grupo Tristão, destacou pontos da evolução do conilon no caminho dos cafés robustas. Apresentou dados de produção e consumo, projetando cenários bem favoráveis para o conilon, tanto para o mercado interno quanto externo pela demanda na indústria de solúvel e a importância da qualidade desse café na proporção do aumento dos cafés especiais.

FINALISTAS DO III CONCURSO CONILON DE EXCELÊNCIA COOABRIEL:

  lugar - Dário Martinelli - São Gabriel da Palha;2º lugar - Flávio Bastianello- Nova Venécia; 3º lugar - David Pagung - Vila Pavão; 4º lugar - Oderly Antônio Pilon - Águia Branca; 5º lugar - Laurindo Partelli - Vila Valério; 6º lugar - Elias Mariano da Silva - Águia Branca; 7º lugar - Osni Antônio Zucolotto - Nova Venécia; 8º lugar - José Cassaro - Nova Venécia; 9º lugar -Alessandro Guidi Marchi - Nova Venécia; 10º lugar- Elcio Caminotte - São Gabriel da Palha; 11º lugar -Wantuil Xisto Rigo - São Gabriel da Palha; 12º lugar - Leonir Canal - Nova Venécia; 13º lugar - Osmar Bastianello - Nova Venécia; 14º lugar Jairo Bastianello - Nova Venécia; 15º lugar - João Mauri - São Gabriel da Palha; 16º lugar - Pedro Vialetto - Nova Venécia; 17º lugar - Bruno Pilon Bastianello - Nova Venécia; 18º lugar  - Isaltino Venturim - Nova Venécia; 19º lugar -Sebastião Bastianello - Nova Venécia e 20º   lugar Carlos Pasti - São Gabriel da Palha.

 

 

 

_______________________________________________________________

 

DISCURSO DO PRESIDENTE DA COOABRIEL, (Antônio Joaquim de Souza Neto)

Excelentíssima senhora raquel mageste lessa, prefeita municipal, nosso palestrante da noite – sérgio giestas tristão, demais autoridades presentes,  ....SENHORAS E SENHORES,

 Boa noite!  

Sentimo-nos honrados com a presença de todos os senhores e senhoras, neste momento histórico, prestigiados por tantas autoridades e figuras exponenciais da nossa cafeicultura. 

Nós que vivenciamos a realidade da trajetória de quase 40 anos de história da cafeicultura de conilon brasilera, reconhecemos a importância desse momento em que nos reunimos para celebrar mais uma conquista dessa variedade – QUE É DEMONSTRAR O QUE TEMOS DE EXCELÊNCIA EM CONILON.  

são gabriel da palha – “ É A capital nacional do café conilon”  - BERÇO DA VARIEDADE . SOBRE ISTO SENHORES temos o orgulho nesse momento de destacar que recebi hoje a lei nº 1.660/2006 DO DIA 01/09/06 -assinada pela Prefeita Municipal, Raquel Lessa, EM QUE declara o município de São Gabriel da palha como ‘ “capital nacional do café conilon” – UM TÍTULO QUE HÁ MUITO UTILIZAMOS, MAS AGORA VIROU LEI) 

e ASSIM, FOI...dAQUI QUE PROJETAMOS O DESENVOLVIMENTO DA CAFEICULTURA EM TODO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, QUE HOJE SE INSERE COMO O MAIOR PRODUTOR DE CONILON DO pAÍS E SEGUNDO DENTRE OS MAIORES produtores DA CAFEICULTURA NACIONAL. 

fALANDO Do DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO CAFÉ CONILON EM NOSSO ESTADO, DESTACAMOS QUE ELE FOI CONSTRUÍDO CONTRA A VONTADE DE MUITOS QUE NA ÉPOCA TENTAVAM CRIAR BARREIRAS PARA SUA EXPANSÃO, INCLUSIVE, CRIANDO INTENCIONALMENTE O ESTIGMA DE “CAFÉ VENENO” –  MUITOS AQUI RECORDAM BEM ISTO. 

mAS GRAÇAS À VISÃO DE HOMENS E EMPRESAS - e PODEMOS CITAR: eDUARDO GLAZAR, DÁRIO MARTINELLI, JÔNICE TRISTÃO,  COOABRIEL, INCAPER E TANTOS  OUTROS , O DISCRIMINADO CAFÉ “VENENO” PROVOU QUE ALÉM DE SER NOBRE ENQUANTO PRODUTO, foi resposável pelO DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES RURAIS E URBANAS, SOBRETUDO, NO NORTE E NOROESTE CAPIXABA, ALÉM DE PERMITIR ÀS FAMÍLIAS VIVEREM NO CAMPO E SONHAREM COM NOVAS POSSIBILIDADES DE VIDA. 

CONQUISTAMOS MUITO ATÉ AQUI E CONSEGUIMOS REUNIR MUITAS FORÇAS NA CERTEZA DE DIAS MELHORES.  

A cOOABRIEL – QUE NESTA SEMANA (dia 13 – quarta-feira) coMPLETOU seus 43 anos em prol da caFEICULTURA E COM A FORÇA DE SEUS PRODUTORES, EM CONJUNTO COM O INCAPER QUE NESSE ANO ESTÁ COMPLETANDO 50 ANOS DE HISTÓRIA, ALÉM DE OUTROS PARCEIROS NOBRES, CELEBRA NESTA NOITE MAIS UM PASSO IMPORTANTE PARA A ETAPA DE QUALIDADE DO NOSSO CAFÉ. 

oS GRANDES ESTUDIOSOS DA QUALIDADE FORMULAM INÚMEROS CONCEITOS PARA DEFINIREM O TERMO QUALIDADE. FICO AQUI COM O CONCEITO: "Qualidade é adequação ao uso", POIS É BEM PRÓPRIO DO COSTUME  DOS MERCADOS  CONSUMIDORES DOS VARIADOS TIPOS DE CAFÉ EM TODO MUNDO. 

CONSOMEM-SE CAFÉS FINOS, SUAVES, MAIS ENCORPADOS, MAIS FORTES .... CADA SABOR TRAZ AS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS DA REGIÃO E DA FORMA DE PREPARO TANTO DO PRODUTOR, QUANTO DO INDUSTRIAL E ATÉ DO CONSUMIDOR FINAL . 

ENFIM..O MERCADO QUER QUALIDADE E NÓS DO CONILON A MUITO ESTAMOS PREGANDO E INCORPORANDO ESSA REALIDADE PARA VALORIZAR O TIPO OFERECIDO. 

ATÉ A ALGUM TEMPO UM BLEND COM  30% CONILON ERA ADEQUADO AO MERCADO TRADICIONAL DE CAFÉ....MAS JÁ COMPROVAMOS QUE PELO SEU POTENCIAL O CONILON TEVE CAPACIDADE DE IR MAIS LONGE, INCLUSIVE, PELO PROCESSO CEREJA DESCASCADO. 

CONTUDO,......NÓS DA COOABRIEL SONHAMOS UM POUCO MAIS, DESTA VEZ COM SONHOS COMPARTILHADOS COM PENSADORES ENTUSIASTAS EM ALGO DIFERENTE (CITAMOS JOÃO CARLINS WON DOELINGER, O CETCAF –  nas pessoas de seu presidente Dr. Dário Martinelli, Frederico Daher e Marcos Moulim------ BENTO VENTURIM, RENATO FERNANDES, JOSÉ GUILHERME CORTEZ ...) QUE CONOSCO GERMINARAM EM 2003 O CONILON DE EXCELÊNCIA COOABRIEL – COMO PROGRAMA. E SURGIU  O CONCURSO COMO INSTRUMENTO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING, PRINCIPALMENTE JUNTO AOS PRODUTORES.  

HOJE, PORTANTO, REALIZA-SE ESSE MOMENTO SOLENE DA TERCEIRA EDIÇÃO DESSE CONCURSO, REALIZADO PELA COOABRIEL E QUE DAQUI HÁ POUCO VAI PREMIAR OS MELHORES LOTES DE CAFÉ DA SAFRA 2006, PRODUZIDOS PELOS SÓCIOS.  DESTA VEZ, PARA NOSSA ALEGRIA, COM A CRESCENTE PARTICIPAÇÃO E ENVOLVIMENTO DOS FAMILIARES NAS FASES DE PREPARAÇÃO...

ESTAMOS IMPLANTANDO UMA CULTURA DA QUALIDADE.  

FORAM 85 LOTES INSCRITOS NESSE III CONCURSO CONILON DE EXCELÊNCIA COOABRIEL E MESMO QUE NÃO CHEGARAM À FINAL,  REPRESENTAM A INTENSÃO DE MELHORIA DOS NOSSOS PRODUTORES E POR ISTO NOSSO MUITO OBRIGADO. 

 OS 20 FINALISTAS DESSE CONCURSO FIZERAM ALGO DIFERENTE. A ELES A NOSSA HOMENAGEM PELO ESFORÇO EM PRODUZIR O GRÃO DE EXCELÊNCIA QUE TANTO QUEREMOS PARA A BUSCA DO NOSSO SONHO DE ELEVARMOS O NOSSO CAFÉ CONILON À BEBIDA PURA (100% CONILON).  

LEMBRE-SE QUALIDADE É ADEQUAÇÃO AO USO E UM CAFÉ ESPECIAL PELA MÁXIMA DAS CARACTERÍSTICAS QUE PODE APRESENTAR, VAI CONQUISTAR OU ATENDER O GOSTO DAQUELES QUE APRECIAM UM CAFÉ MAIS ENCORPADO, DE BOM AROMA E SABOR. 

ASSIM, OBRIGADO A TODOS OS PRESENTES, SOBRETUDO, A VOCÊS SÓCIOS QUE NOS PERMITE A CAPACIDADE DE REALIZAR E ACREDITAR EM NOVAS POSSIBILIDADES.

 

Muito Obrigado!!!