SIMPÓSIOS REALIZADOS PELO CETCAF

 

CLICK AQUI PARA VER AS FOTOS DOS SIMPÓSIOS ESTADUAIS

CLICK AQUI PARA VER AS FOTOS DOS SIMPÓSIOS REGIONAIS DO CAPARAÓ

CLICK AQUI PARA VER AS FOTOS DOS SIMPÓSIOS SUL CAPIXABAS DE CAFÉ CONILON


 

SIMPÓSIO ESTADUAL DO CAFÉ / Vitória - ES

 

Tradicionalmente, a cada 2 anos, o CETCAF, juntamente com seus parceiros, promove e realiza, o "Simpósio Estadual do Café" que vem se constituindo num referencial tecnológico e mercadológico para todo o agronegócio café no Estado do Espírito Santo e demais regiões cafeeiras.

A presença do maior número de cafeicultores, corretores de café, exportadores, comerciantes, torrefadores e lideranças dos diversos segmentos do negócio café é oportunidade ímpar para balizarmos conhecimentos e planejarmos ações conjuntas.        

OBJETIVOS:

 -  Proporcionar o intercâmbio de informações conjunturais e mercadológicas entre todos os setores que compõem o agronegócio café.

-  Manter um estreito diálogo nos segmentos de produção, comércio, indústria e prestação de serviços, visando o aumento da competitividade na cafeicultura  

PÚBLICO:

Mini e pequenos empresários da cafeicultura, além de corretores, torrefadores, exportadores, técnicos do setor público e privado e demais membros da cadeia do agronegócio café no Estado do Espírito Santo, congregando aproximadamente 650 participantes, formadores de opinião.

 

SIMPÓSIO REGIONAL DE CAFEICULTORES / Região do Caparaó

 

Há 150 anos a região de montanhas do Espírito Santo abriga uma próspera cafeicultura de arábica, calcada na economia familiar, presente em cerca de 23.000 propriedades, ocupando uma área de 197.110ha com café e gerando cerca de 130.000 empregos diretos.

No contexto dessa cafeicultura de arábica, a região capixaba do Caparaó, englobando os municípios de Iúna, Irupi, Ibatiba, Ibitirama, Muniz Freire, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Guaçui e Alegre, concentra a maior área de café.

O Estado do Espírito Santo, caracterizou-se, ao longo de nossa história na cafeicultura, pela fama de ser grande produtor de café de baixa qualidade, fato que prejudicou, de forma significativa, a renda do setor.

Com o advento da Câmara Setorial do Café e do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café - CETCAF, ações foram encetadas, em parceria com diversas entidades ligadas ao desenvolvimento rural e à cafeicultura especificamente, podendo-se destacar a SEAG-ES, SEBRAE-ES, INCAPER, OCB-ES/SESCOOP-ES, Prefeituras Municipais, FAES, FETAES, Sindicatos Rurais e diversos outros órgãos.

Nessas ações, prioriza-se a informação tecnológica e mercadológica ao cafeicultor, possibilitando a mudança do perfil produtivo da maioria de nossos cafeicultores, ensejando a oportunidade da inclusão do Estado do Espírito Santo no rol dos produtores de café de qualidade.

É nesse contexto que se insere o Simpósio Regional de Cafeicultores, onde, além das palestras de mercado, tecnologia da produção e colheita, os cafeicultores terão a oportunidade do intercâmbio de informações com os mais diversos segmentos do agronegócio café do Estado e do País, ensejando oportunidade de aprendizado e conhecimentos que permitirão o planejamento mais adequado para enfrentamento das questões setoriais.

O Simpósio Regional de Cafeicultores, recebe a visita de mais de 800 cafeicultores e serve de ensejo para revitalização da cafeicultura regional.

Esse sucesso foi decorrente das importantes palestras que foram proferidas pelos mais conceituados profissionais ligados ao setor café no Estado do Espírito Santo e no Brasil.

Finalmente, queremos destacar a parceria do Consórcio do Caparaó na presença de todos os municípios da região no evento.

 

SIMPÓSIO SUL CAPIXABA DE CAFÉ CONILON / Região Sul

 

A Cafeicultura de Conilon no Estado do Espírito Santo em apenas 40 anos de existência saiu, de seu plantio experimental, em 1971, para 329.700 hectares em 2003.

       Foi um incremento de cultivo em área que acabou inserindo o Estado como o maior produtor nacional dessa espécie de café, com a produção que supera os 6 milhões de sacas beneficiadas ao ano.

        A par de toda essa evolução quantitativa, deve-se destacar todo o esmero do produtor na melhoria da qualidade, fato que vem permitindo a crescente inserção do Conilon nos "blends" com o Arábica. Destaque-se, inclusive a existência de marcas de café, consagradas no mercado com 100% de Conilon.

       Entretanto, a área de Conilon no Sul do Estado do Espírito Santo, carece de uma maior atenção técnica, tendo em vista a tecnologia empregada, rentabilidade obtida, etc...

       É neste contexto que se insere o SIMPÓSIO SUL CAPIXABA DE CAFÉ CONILON, onde se pretende incluir a região num processo avançado de produção desta espécie de café.

       O Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Agricultura eo INCAPER ao lançar a variedade "Conilon Vitória" no sul do Estado, estão convictos de estar contribuindo decisivamente para a inserção do sul do Espírito Santo no rol dos produtores de excelência conilon.