CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO CAFÉ - Ajudando a cuidar do nosso café !

 

OBJETIVO:

Promover o desenvolvimento tecnológico da cafeicultura do Estado do Espírito Santo, visando a melhoria de qualidade e da produtividade do café, em busca de melhor remuneração para a atividade, bem como melhorar as condições sociais das pessoas envolvidas no sistema.

MEIOS PARA ALCANCE DOS OBJETIVOS:

O CETCAF poderá firmar acordos, convênios e contratos de cooperação técnica e financeira com entidades e instituições públicas ou privadas, tais como, empresas, empresários e técnicos responsáveis, envolvendo Universidades, Centro de Pesquisas, Institutos Tecnológicos, Entidades de Formação Profissional, Governo Federal, Estaduais e Municipais interessados no desenvolvimento da cafeicultura brasileira.

FORMA DE ATUAÇÃO:  

 - Capacitação de Recursos Humanos.

 - Desenvolvimento, adaptação e difusão de tecnologias.

 - Aprimoramento gerencial e mercadológico.

 - Interação e fortalecimento das instituições de ensino, pesquisa e serviços técnicos.

 - Integração dos agentes econômicos do setor, com vistas a otimização e    racionalização das atividades da cafeicultura.

 - Melhoria e adequação de máquinas, equipamentos, insumos e serviços.

 - Conjugação de interesses público e privado para o fortalecimento da  cafeicultura.

 - Realização de estudos que contribuam para conhecimento das dificuldades e  potencialidades da cafeicultura.

 - Realização de eventos técnicos.

   SÍNTESE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS - 1995/2016

 1 - INTRODUÇÃO: 

O Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café - CETCAF, entidade não governamental, sem fins lucrativos, tem sido, desde sua fundação um importante elo de ligação dos diversos setores do agronegócio café, congregando esforços, iniciativas e atividades que têm dado ao setor uma nova dinâmica de solidariedade inter-institucional, com efetivos resultados práticos para todos.

É missão fundamental do CETCAF a modernização tecnológica do complexo agro-industrial do café, mediante ações que propiciem a melhoria da qualidade e a elevação dos níveis  de competitividade dos diferentes produtos do setor. 

Na relação das ações encetadas, até o presente momento, é fácil se observar a prioridade dada ao setor produtivo, tendo em vista ser este o setor mais disperso e mais carente de informações na cadeia do agronegócio café. Entendemos, entretanto, que o CETCAF deverá estabelecer e aprofundar um intercâmbio, ainda maior, com todos os setores do agronegócio, inserindo-se, inclusive, no enorme espaço mercadológico, que vem sendo desenvolvido, no sentido de maior abertura para ampliação do mercado de café  a nível interno e externo. Este esforço é extremamente louvável e o CETCAF se dispõe a discutir formas de atuação no sentido de maximizar resultados nesta área. 

O CETCAF adotou como norte o binômio Qualidade e Produtividade por considerar ser este o único caminho para levar a cafeicultura capixaba a alcançar a rentabilidade compatível com os investimentos efetuados e dar ao produtor a remuneração justa pelo seu esforço, diante de uma cafeicultura cada vez mais competitiva.

A única maneira de enfrentarmos esta forte concorrência é desenvolvermos uma cafeicultura de tecnologia avançada, voltada para alta produtividade, com qualidade superior, sem elevarmos o custo de produção.

Com estes objetivos, o CETCAF, juntamente com seus parceiros e sócios, vem desenvolvendo uma série de ações que vêm, de forma paulatina mas consistente, mudando o perfil da cafeicultura no Estado do Espírito Santo. 

A síntese das ações realizadas no período 1995 / 2016, abaixo relacionadas, por si só, dão uma panorâmica do que foi feito no alcance dos objetivos da melhoria tecnológica do parque cafeeiro capixaba, integrando todos os setores da cadeia do agronegócio café, inserindo definitivamente o Estado do Espírito Santo como referencial de qualidade em café no Brasil e no mundo. 

Embora os objetivos até aqui alcançados sejam de vulto, o CETCAF vem se ressentindo, de maneira significativa, da carência de recursos financeiros que lhe permitam caminhar ainda mais na consolidação das conquistas já obtidas e no alcance das metas ainda mais ousadas neste trabalho. 

Há que se destacar o descortínio dos Associados do CETCAF, além do apoio importante e decisivo do Centro do Comércio do Café de Vitória  CCC-V, para que pudéssemos executar sua missão. 

Por uma questão de justiça, é importante ressaltar-se o apoio e os convênios que até aqui conseguimos estabelecer com o SEBRAE, BRAZILFOUNDATION, INCAPER, Secretaria de Estado da Agricultura e EMBRAPA  CAFÉ e Prefeituras Municipais que nos permitiram realizar com enorme sucesso os Cursos de Profissionalização  do Cafeicultor nas mais diversas e mais carentes regiões produtoras de café do Estado, sem contar os encontros de cafeicultores, simpósios, levantamentos de campo, viagens de intercâmbio tecnológico, etc. 

Para continuar prestando os serviços que presta, o CETCAF necessita se adequar melhor ao tamanho do  desafio que tem pela frente, ampliando parcerias com as mais diversas instituições ligadas ao agronegócio café no Brasil e no exterior. 

 

2 - PRINCIPAIS ATIVIDADES DO PERÍODO 1995/2016:

- Lançamento do Zoneamento Agroecológico para a cafeicultura no Estado do Espírito Santo, com a edição de 2.000 mapas na escala 1:400.000. 

 

- Apoio em inúmeras ações de pesquisas agronômicas do INCAPER, com ênfase para o controle biológico da broca do café e lançamento de novos materiais genéticos vocacionados para alta produtividade, tanto na área do conilon quanto na área do arábica. 

 

- Realização de 25 cursos técnicos para reciclagem de conhecimentos, na área da cafeicultura, para os profissionais envolvidos na atividade cafeeira, tanto do setor público estadual como municipais, iniciativa privada, associações e cooperativas. 

 

- Viagens a outros Estados produtores, objetivando troca de experiências e aprofundamento do intercâmbio técnico-científico com a região de produção de café conilon, no Sul da Bahia e Rondônia, e de produção de arábica na região da Chapada Diamantina e Cerrado da Bahia, bem como  a região produtora do Cerrado e do Leste de Minas Gerais. 

 

- Presença permanente em todos as formas de discussão em que os interesses do agronegócio café esteve em pauta. 

 

- Realização de 5 (cinco) Simpósios Estaduais do Café, com participação maciça do setor, onde as mais importantes tecnologias, recentemente lançadas, foram expostas, realizados em Vitória-ES. 

 

- Colaboração na instalação dos Centros de Classificação e Degustação de Café dos Municípios de Venda Nova do Imigrante, Iúna, Brejetuba, Santa Teresa, Mantenópolis, Ibatiba, Santa Maria de Jetibá e Conceição do Castelo. 

 

- Edição dos Anais do II e do III Simpósio Estadual do Café para distribuição aos principais agentes de transformação do setor. 

 

- Introdução de novas variedades de café arábica em diversos campos demonstrativos com a finalidade de analisar o comportamento desses novos materiais na realidade edafo-climática do Estado. (Irupi, Dores do Rio Preto, Venda Nova do Imigrante, Santa Leopoldina, Alto Rio Novo em parceria com o INCAPER). 

 

- Organização do setor produtor de café arábica, enfatizando a necessidade de ampliação da produção de café “bebida dura para melhor”, introduzindo diversas unidades de lavagem, descascamento, desmucilagem e secagem do café. 

 

- Realização do Diagnóstico da Realidade Cafeeira  do Estado do Espírito Santo, com apresentação de seus resultados no III Simpósio Estadual do Café. 

 

- Participação na Câmara Setorial do Café, com assento na Secretaria Executiva da mesma. 

 

- Apoio na implantação de 192 jardins clonais de café Conilon, com materiais genéticos provenientes da EMCAPA (atual INCAPER), em toda região produtora do Conilon, com envolvimento das Prefeituras Municipais, Associações de Produtores e COOABRIEL. 

 

- Implantação de um sistema de informática instrumentalizando o CETCAF para apoio às atividades administrativas, técnicas e gerenciais. 

 

- Edição de 2.000 exemplares do MANUAL TÉCNICO PARA A CAFEICULTURA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, objetivando a uniformização técnica dos agentes que trabalham na atividade produtiva. 

 

- Intercâmbio de informações técnicas, gerenciais e conjunturais no Estado de Rondônia, sob o patrocínio da Pinhalense Máquinas Agrícolas S/A. 

 

- Montagem do Stand "Café das Montanhas do Espírito Santo" durante o I Festival Internacional do Vinho, realizado em Pedra Azul, Município de Domingos Martins em junho de 1999, com muito sucesso. 

 

- 18 ”Cursos de Profissionalização do Cafeicultor”, com duração total de 40 horas cada, para capacitação de cafeicultores em São Gabriel da Palha, Iúna (Pequiá), Aracruz (Guaraná), Santa Maria de Jetibá, Dores do Rio Preto, Marilândia, Muqui, Afonso Cláudio, João Neiva,  Alto Rio Novo, Vargem Alta (Jaciguá), Barra de São Francisco, Mantenópolis, Ibatiba, Divino São Lourenço, Mimoso do Sul (Conceição do Muqui), Linhares (Santo Hilário) e Água Doce do Norte com o apoio do SEBRAE-ES, OCEES/SESCOOP-ES, INCAPER, Prefeituras Municipais.

 

- Organização de 5 Cursos Práticos de Cafeicultura em Muqui (São Gabriel, Fortaleza e São Rafael), Guaçuí (São Pedro do Rates) e Dores do Rio Preto (sede) em parceria com o SEBRAE-ES.

 

- Apoio ao lançamento do "Robustão Capixaba" e distribuição de mudas para implantação de jardins clonais em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo.

 

- Ação conjunta para elaboração do projeto "Café das Montanhas do Espírito Santo" visando investimentos em infra-estruturas e desenvolvimento de atividades para competitividade na cafeicultura. 

 

- Membro efetivo do Grupo Gestor do Projeto  “Café das Montanhas do Espírito Santo”. 

 

- Elaboração do Projeto de Captação de Recursos do BNDES, visando a melhoria da infra-estrutura das propriedades cafeeiras. 

 

- Definição de normas e procedimentos  para produção de mudas de café arábica e conilon no Espírito Santo. 

 

- Participação no I e II Brasil Café Conilon, realizado em São Gabriel da Palha-ES. 

 

- Participação no I e II AGRICOFFEE, realizado em Venda Nova do Imigrante-ES. 

 

- Participação, como palestrante, no I Encontro Regional de Cafeicultores da Amazônia em Ji-Paraná -  Rondônia. 

 

- Participação no XII Encontro Internacional de Cafés Especiais, realizado em San Francisco – USA 

 

- Realização, em parceria com a OCEES / SESCOOP-ES, do 1º Seminário das Cooperativas de Cafeicultores do Espírito Santo, realizado no CALIR (Viana-ES) nos dias 08 e 09 de Agosto de 2001, com a participação de 20 técnicos do INCAPER e 19 dirigentes de cooperativas de café, representando os município de Dores do Rio Preto, Santa Maria do Jetibá, Aracruz, Muqui, São Gabriel da Palha, Vargem Alta, Iúna, Castelo, Barra de São Francisco, Guaçuí, Afonso Cláudio, Nova Venécia, Vila Valério, Águia Branca, Alto Rio Novo, Marilândia, Jaguaré e Venda Nova do Imigrante. 

 

- Permanentes viagens ao interior do Estado do Espírito Santo em contatos com produtores de café, lideranças municipais, aferindo e acompanhando a evolução do processo produtivo, promovendo, inclusive, um maior estreitamento de relações entre os diversos setores do agronegócio café. 

- Presença permanente em todas as formas de discussão em que os interesses do agronegócio café esteve em pauta no Estado  e no País. 

 

- Realização de 5 Simpósios Regionais do Café e Feiras de Insumos em IUNA-ES, sempre com a presença de mais de 500 cafeicultores, técnicos, empresários e autoridades ligadas ao agronegócio café.  

- Realização, em parceria com a EMBRAPA, do estudo de custo de produção do café conilon no Estado do Espírito Santo. 

 

- Apoio na organização do 1º, 2º e 3º  Prêmio Qualidade de Café Arábica no Espírito Santo, com premiação de 32 produtores, numa promoção pioneira do CAFÉ CAFUSO  e UCC – UESHIMA COFFEE COMPANY. 

 

- Participação no  ” X  ENCAFÉ” promovido pela ABIC. 

 

- Participação efetiva no lançamento dos "Selos de Qualidade dos Cafés do Estado do Espírito Santo" ("Conilon Capixaba, O Robusta de Qualidade" e "Café das Montanhas do Espírito Santo")

 

- Organização do “I Concurso de Qualidade em Bebida do Café Conilon" com premiação de 40 produtores de café conilon em parceria com a COOABRIEL - Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel da Palha e TRISTÃO - Cia. de Comércio Exterior.

 

- Realização do VI Simpósio Regional do Café e V feira de Insumos da Região do Caparaó em   Iúna - ES com a presença de 425 cafeicultores além de técnicos do setor e autoridades.

 

- Realização em parceria com a BRAZILFOUNDATION de um Projeto de Cafeicultura de Produção Familiar - Qualidade e Competitividade com produtores de economia familiar em Corrego da Prata / Anchieta-ES, iniciado em agosto de 2004.

 

- Realização do I Simpósio Sul Capixaba de Café Conilon em Cachoeiro do Itapemirim - ES no período de 02 a 03/09/2004 com presença de 329 produtores de café.

 

- Realização do 6º Simpósio Estadual do Café em Vitória-ES no Auditório do CCC-V no período de 26 a 28/08/2004 com a presença de 623 cafeicultores de todo o Estado além de visitantes de outros estados brasileiros.

 

- Realização de 7 Cursos Práticos de Cafeicultura nos municípios de Apiacá, Mimoso do Sul, Brejetuba, Guaçuí, Linhares e Agua Doce do Norte com a parceria institucional do SEBRAE-ES, INCAPER e prefeituras locais, durante o ano de 2004.

 

- Participação do CETCAF nos estudos para: - Avaliação das possibilidades de certificação de cafés; - Caracterização das regiões produtoras capixabas; - Grau de diferenciação dos cafés do Estado Espírito Santo, por região produtora; - Proposta de institucionalização do programa de certificação; - Proposta de ações para criar demanda pelo certificado e incentivar o conceito "cluster" através da certificação, em parceria com a P&A Marketing Internacional e aprovado na Câmara Setorial do Café em dezembro de 2004 com o patrocínio do SEBRAE-ES.

 

- Realização em 2005 de 8 Cursos Práticos de Cafeicultura nos municípios de: Santa Teresa, Cachoeiro do Itapemirin, Santa Maria de Jetibá (2 cursos), Linhares, Água Doce do Norte, Marechal Floriano e Domingos Martins em parceria com o SEBRAE-ES e INCAPER.

 

- Realização de 5 consultorias tecnológicas nos municípios de Santa Teresa, Brejetuba, Domingos Martins, MImoso do Sul e Santa Maria de Jetibá em parceria com o SEBRAE-ES e INCAPER.

 

- Realização do 7º Simpósio Regional de Cafeicultura da Região do Caparaó / 6ª Feira de Insumos em Ibatiba-ES no período de 20 a 22/10/2005.

 

- Realização do 2º Encontro Regional de Cafeicultores / 2ª Feira de Insumos em Córrego da Prata Município de Anchieta-ES no período de 4 a 5/11/2005.

 

- Conclusão do Projeto Cafeicultura de Produção Familiar - Qualidade e Competitividade, realizado em parceria com a BRAZILFOUNDATION em Córrego da Prata, Município de Anchieta-ES.

 

- 25 encontros de Cafeicultores nos mais diversos minicípios do Espírito Santo com participação de mais de 5.000 cafeicultores.

 

- Participação em diversas reuniões nos mais diversos fóruns de interesse da cafeicultura capixaba.

 

- 4 reuniões regionais com o SEBRAE-ES para elaboração de seu planejamento de ação na área da cafeicultura.

 

- Eleição e posse do CETCAF como membro efetivo do "Conselho de Inteligência do Café-CIC" (entidade nacional) na qualidade de membro da comissão técnica.

 

- Assinatura de convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia para criação de URCES-Unidades Regionais de Cafés Especiais Conilon, a serem implantadas em Córrego do Dourado município de Vila Valério, Guaraná município de Aracruz, e Palmeiras município de Mimoso do Sul em parceria com a COOABRIEL, CAFEICRUZ e CAFESUL.

 

- Realização de inúmeras reuniões com o SEBRAE-ES e Secretaria de Estado da Agricultura objetivando a implantação de um Projeto de "Certificação e Rastreamento de Origem dos Cafés Capixabas"

 

- Sugestão de Projeto Lei a ser encaminhado ao Governo do Estado do Espírito Santo para estabelecimento de padrão mínimo de qualidade para os cafés adquiridos pelas mais diversas instâncias do poder público Estadual e Municipais.

 

- Participação no III Brasil Café Conilon realizado em São Gabriel da Palha-ES de 11 a 13 de setembro de 2005 com a presença de 1405 cafeicultores.

 

- Participação do CETCAF na 2ª Conferência Mundial de Café realizado em Salvador-BA no período de 23 a 25/09/2005.

 

- Participação do CETCAF, com palestras, no 7º Agrocafé realizado em Vitória da Conquista-BA no período de 15 a 17/03/2006.

- Realização do 2º Simpósio Sul Capixaba de Café Conilon e II Feira de Insumos em Cachoeiro do Itapemirim no período de 23/03/2006.

 

- Divulgação das  URCE’S, a nível nacional, através do programa “Globo Rural” objetivando  a produção de cafés especiais conilon, em 02/07/2006.

 

- Realização do 3º Encontro Regional de Cafeicultores e III Feira de Insumos realizado em Iconha-ES de 21 a 22/11/2006.

 

- Realização do 8º Simpósio Regional de Cafeicultores e VII Feira de Insumos da Região do Caparaó em Muniz Freire – ES no período de 31/08 a 02/09/2006.

 

- Realização de Estudo de Qualidade do Café Conilon em parceria com a ABIC – Ass. Brasileira da Indústria de Café, cujos resultados foram  apresentados com sucesso, no 14º ENCAFÉ realizado em Guaraparí-ES no período de 22 a 26 de Novembro de 2006.

 

- Realização em parceria como SEBRAE, INCAPER, GTZ-Cooperação Técnica Alemã e Prefeituras Locais, de 10 Cursos Práticos de Cafeicultura nos municípios de Conceição do Castelo, Vila Valerio, Iúna, Muqui, Domingos Martins, Irupí, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, Rio Bananal e Linhares durante o ano de 2006.

 

- Participação do CETCAF em diversas reuniões com lideranças rurais, Iema, Incaper e Sebrae para definição de normas e procedimentos para obtenção do licenciamento ambiental em cafeicultura.

 

- Realização e participação em 21 encontros locais de cafeicultores em 2006, objetivando a difusão de tecnologias, situação mercadológica, conjuntura econômica para o exercício de uma cafeicultura sustentável.

   

- Realização de Cursos Práticos de Cafeicultura Sustentável, envolvendo diretamente mais de 600 cafeicultores de economia familiar nos municípios de Pinheiros, São Mateus, Aguia Granca, Água Doce do Norte, Linhares, Iconha, Boa Esperança, Vila Pavão, Vila Valério, Ibatiba, Domingos Martins, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Nova Venécia e Montanha no período de outubro de 2007 a agosto de 2008.

- Realização de demonstrações de métodos e resultados na melhoria da qualidade da produção do café cereja descascado, com equipamento sem uso de água, nos municípios de LInhares, Rio Bananal, Vila Valério, São Domingos do Norte, Domingos Martins, Irupí, Iúna, Governador Lindenberg, disseminando a cultura da produção do café de qualidade, agregando valor à produção familiar, no período de maio de 2007 a junho de 2008.

- Realização de Encontros Técnicos, Simpósios e Feiras nos municípios de Iconha, Alfredo Chaves, Anchieta, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Vila Valério, Vitória, Cachoeiro do Itapemirim e Ibatiba de outubro de 2007 a agosto de 2008.

- Realização de palestras sobre Melhoria da Qualidade da Produção do Café, Tecnologia de Produção, Mercado e Perspectivas em diversos municípios, tais como: Dores do Rio Preto, Brejetuba, Santa Maria de Jetibá, Água Doce do Norte, Mantenópolis, João Neiva, Muniz Freire, Ecoporanga, Cachoeiro do Itapemirim e Vila Valério, no período de abril de 2007 a julho de 2008.

- Realização de "Dias de Campo" para demonstrações de métodos e resultados tecnológicos nos municípios de Aracruz (Guaraná), Aracruz (Jacupemba) e Marilândia, no período de abril de 2007 a junho de 2008.

- Lançamento de estudo para efetivação de um PADRÃO DE BEBIDA PARA CAFÉ CONILON, com publicação de resultados neste site, além de apresentação de trabalho técnico corroborando os resultados do PADRÃO DE BEBIDA com validação pela ABIC.

- Participação na edição do livro "CAFÉ CONILON" lançado em 2007.

- Colaboração técnica na edição de material técnico visando a campanha de melhoria da qualidade do café conilon em abril de 2008.

- Participação em reuniões técnicas de planejamento com parcerias institucionais da GTZ, ADL, SEAG-PEDEAG, FAPES-URCE, SEBRAE, FIMAG, CCCV, FAES/SENAR, FETAES, INCAPER, FACI, Prefeituras Municipais, COOABRIEL, CAFEICRUZ, CAFESUL além do SICOOB, OCB-ES/SESCOOP-ES.

- Participação com estande na 1ª e 2ª Feira Internacional de Tecnologias Limpas no Centro de Convenções de Vitória em parceria com o Instituto IDÉIAS em agosto de 2007 e julho de 2008.

- Participação  no GT-CAFÉ do MAPA com objetivo de apresentar proposta de agenda estratégica do Agronegócio Café Brasileiro, com definições de planos projetos e ações no período de junho a outubro de 2008, com reuniões em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

- Acompanhamento técnico para o pleno funcionamento das URCE`s - Unidades Regionais de Cafés Especiais Conilon, nos Municípios de Vila Valério (Comunidade de Bom Jardim), Aracruz (Comunidade de Três Irmãos) e Mimoso do Sul (Comunidade de Palmeira), no período de janeiro a julho de 2008.

- Efetivação do Fórum dos Centros Tecnológicos com assento no Comitê de Ciência, Tecnologia e Inovação do Movimento ES-Em Ação, culminando com a assinatura do termo de cooperação técno-científica com o BANDES - Banco de Desenvolvimento do ES, em setembro de 2008.

- Participação do CETCAF no 9º AGROCAFÉ realizado em Salvador-BA, de 3 a 5 de março de 2008, tendo como coordenador do Painel: "As Perspectivas da Produção de Café no Brasil - Arábica e Conilon", o superintendente do CETCAF Frederico de Almeida Daher e como palestrante o presidente do CETCAF Dário Martinelli.

- Participação no SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE CAFÉS DA AGRICULTURA FAMILIAR - Desafios na Produção e Comercialização de Café (10,11 e 12 de Novembro de 2008, Manhuaçú - MG) tendo como palestrantes o Superintendente do CETCAF, Frederico de Almeida Daher e Assessor Técnico do CETCAF, Marcos Moulin Teixeira.

- Realização do Encontro Regional de Cafeicultores de Alegre, com a presença de 255 lideranças rurais para discussão de Tecnologias de Produção, Financiamento Agrícola e Mercado em 20/11/2008 no Teatro Municipal de Alegre - ES

- Participação do CETCAF no 1º Encontro Estadual de Jovens Empreendedores Rurais promovido pela SEAG/FETAES no Hotel Praia Sol em Nova Almeida - Serra - ES, com palestra do Superintendente do CETCAF Frederico de Almeida Daher sobre os "Desafios do Mercado Mundial do Café para a Cafeicultura de Base Familiar", realizado no dia 02/12/2008.

- Realização de um Curso Prático de Cafeicultura Sustentável para 20 (vinte) lideranças rurais do município de Santa Tereza - ES, na Pousada Santa Lúcia nos dias 3, 4 e 5/12/2008

- Edição de 500 Apostilas Técnicas para o Curso Prático de Cafeicultura Sustentável e 500 apostilas técnicas "Agregação de Valor Produzindo Café de Qualidade Superior - Colheita e Pós-colheita" doadas  pelo BANDES, que serão distribuídas aos cursandos de 2009, através de convênio de cooperação assinado entre o CETCAF, BANDES e ES-EM AÇÃO.

- Realização de 2 cursos práticos de cafeicultura sustentável nos municípios de Montanha e Linhares (Sta. Cruz das Terras Altas) atendendo um total de 74 pequenos cafeicultores, no período de 11 a 13/02/09 e 02 a 04/03/09 respectivamente.

- Duas viagens técnicas de acompanhamento de implantação para funcionamento da URCES - Unidades Regionais de Cafés Especiais Conilon, nas comunidades de 3 Irmãos em Aracruz e Bom Jardim em Vila Valério. 

- Realização do 4º Simpósio Sul Capixaba de Café Conilon em Muqui-ES no período de 26 e 27/03/2009 com a presença de 296 cafeicultores, líderes em suas comunidades.

- Participação do CETCAF no AGROCAFÉ em Salvador no período de 09 a 13/03/2009.

- Realização de 12 capacitações técnicas nas Unidades Regionais de Cafés Especiais Conilon - URCE, no período de janeiro a setembro de 2009 atendendo a cerca de 1200 cafeicultores dos municípios localizados no entorno das URCES de Vila Valério, Aracruz e Mimoso do Sul.

- Realização de 06 Cursos Práticos de Cafeicultura Sustentável abrangendo os municípios de Santa Tereza, Montanha, Linhares, Alegre e Jerônimo Monteiro.

- Realização de 06 Encontros Regionais de Cafeicultores tendo como sede os municípios de Alegre, Aracruz, São Mateus, Ibatiba, Dores do Rio Preto e Brejetuba, atendendo a cerca de 2100 cafeicultores na divulgação tecnológica, mercado e legislação trabalhista e ambiental.

- Realização do 5º Encontro Regional de Cafeicultores em Alto Pongal em Anchieta-ES, no período de 03 a 04/09/2009 envolvendo 222 cafeicultores.

- Realização do 9º Simpósio Regional do Caparaó em São José do Calçado no período de 27 a 28/08/2009 atendendo a cerca de 200 cafeicultores.

- Participação em todos os fóruns de debates em que o interesse da cafeicultura esteve em foco.

- Lançamento do informativo "CETCAF ON-LINE" editado mensalmente, com assuntos relativos não só a atuação do CETCAF, como também aqueles relativos as ações conjuntas CETCAF / CCC-V / SEAG / BANDES / FAES-SENAR e outros  parceiros como Fertilizantes Heringer, Mocal, Consórcio Brasileiro de Pesquisa Cafeeira, Embrapa-Café e Sistema OCB/SESCOOP-ES.

- Participação efetiva na elaboração, lançamento e acompanhamento do projeto "Renovar Arábica", cujas metas estão inseridas no PEDEAG-CAFÉ no contexto da Secretaria de Estado da Agricultura.

- Permanentes viagens em 2009 ao interior do estado do Espírito Santo em contatos com todos os elos da cadeia café, atendendo e acompanhando a evolução do processo produtivo promovendo sempre um maior estreitamento dos diversos setores envolvidos com café.

- Realização do 8º Encontro de Produtores de Café de Ibatiba no dia 30/04/2010 com a participação de mais de 800 cafeicultores.

- Realização no dia 21/05/2010 do IV Encontro de Cafeicultores de Dores do Rio Preto.

- Realização de Cursos Práticos de Cafeicultura Sustentável nos municípios de Divino São Lourenço (27 e 28/05/2010), Alegre (6 e 7/05/2010), Montanha (17 a 19/08/2010) e Linhares (23 a 25/10/2010) com média de 38 participantes por turma.

- Em junho de 2010 o CETCAF iniciou o projeto "Parceria do Bem", que visa dar ao pequeno produtor uma autonomia na secagem e beneficiamento de café. O projeto foi desenvolvido na propriedade do Sr. Ozilio Partelli, em Vila Valério, com a parceria da FIMAG que cedeu uma máquina de pilar café para os testes. A metodologia empregada é a secagem do café em estufas até 20% de umidade, pilagem nesse padrão, e completando o restante da secagem novamente em estufa até umidade 13%.

- Em 13/08/2010 o CETCAF realizou junto com seus parceiros, o 7º Encontro de Produtores de Café de Governador Lindenberg que reuniu mais de 200 produtores.

- Realização do X Simpósio Regional de Cafeicultores da Região do Caparaó e IX Feira de Insumos que aconteceu em Alegre-ES em 15/09/2010.

- Realização no dia 12/11/2010 em Iconha-ES, do 5º Simpósio Sul Capixaba de Café Conilon e V Feira de Insumos com a reunião de mais de 120 lideranças da região.

- Realização em 25/01/2011 do Encontro de Produtores de Café de Montanha com a participação de mais de 200 produtores de café.

- Realização em 25/02/2011 do Encontro de Produtores de Café de Afonso Cláudio com participação de mais de 300 cafeicultores.

- Realização do 8º Simpósio Estadual do Café e V Feira de Insumos de 11 a 14/04/2011 no Centro do Comercio de Café de Vitória com a participação de mais de 600 cafeicultores.

- Realização de Curso Prático de Cafeicultura Sustentável de 6 a 9/12/2011 em Castelo com participação de 32 produtores.

- Realização de Curso Prático de Cafeicultura Sustentável em Mimoso do Sul entre os dias 29/02 a 02/03 com participação de 44 produtores.

- Realização de Curso Prático de Cafeicultura Sustentável em Dores do Rio Preto de 07 a 09/03/2012 com participação de 23 lideranças locais.

- 2 encontros de produtores de café no norte do estado, em Pinheiros no dia 21/04 Nova Venecia em 22/04/2012, totalizando uma participação de 250 produtores.

- Realização de dois encontros no mes de abril de 2012, um em Rio Bananal com a presença de 100 produtores, e outro em Mantenópolis  com a participação de 50 produtores.

- 11º Encontro de Cafeicultores de Brejetuba, em 27/04/2012, com a participação de 600 produtores.

- Apoio do  CETCAF na "Conferência Internacional do Coffea canephora" de 11 a 15/06/2012 no Centro de Convenções de Vitória.

- Treinamento em parceria com o SENAR-ES para uso correto do secador e terreiro coberto, nos dias 08/05/2012 em Itaguaçu e 10/05/2012 em Afonso Cláudio.

- Lançamento no site do CETCAF, das planilhas de instruções para manejo de irrigação em café conilon. A ferramenta faz parte da publicação técnica "Recomendação Técnica para Manejo de Sistemas de Irrigação para Cafeicultura de Conilon no Estado do Espírito Santo" em 2012.

- Aplicação pelo CETCAF em parceria com o BANDES e SENAR-ES, de 34 Treinamentos "Café Com Qualidade" em 33 municípios do ES, entre fevereiro e junho de 2013, capacitando em torno de 200 cafeicultores.

- Realização do 11º Encontro de Produtores de Café de Ibatiba no dia 26/04/2013 que reuniu 300 cafeicultores.

- Participação do CETCAF no 5º Fórum Coffee & Dinner em São Paulo. O Fórum é realizado a cada 2 anos pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), e reune especialistas para debater tendências e desafios da cafeicultura brasileira e mundial.

- Em 2013 o CETCAF, a pedido da Cafuso, realizou trabalho de auditoria dos critérios sócio-ambientais nas propriedades classificadas no Concurso Cafuso/UCC 2013

- Participação do CETCAF junto com o Governo do Estado do Espírito Santo por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, no dia 13/06/2013,  no lançamento de 3 novas variedades clonais do café conilon: "Diamante Incaper 8112, "Jequitibá Incaper 8122" e "Centenária Incaper 8132" na Fazenda Experimental do Incaper em Marilândia - ES

- Realização do "Encontro de Cafeicultores de Café Arábica Especiais" no município de Brejetuba no dia 07/08/2013 com a participação de 120 cafeicultores.

- Realização do 7º Simpósio Sul Capixaba de Café Conilon em Jerônimo Monteiro nos dias 18 e 19/09/2013.

- Realização de mais 2 Encontros de Cafeicultores, um no município de Vila Valério no dia 12/09/2013 e outro no município de Itapemirim em 18/09/2013.

- Realização de 24 a 26/09/2013, do 9º Simpósio Estadual do Café, no Centro do Comércio de Café de Vitória, com a participação de mais de 400 pessoas, entre autoridades ligadas ao agronegócio café, lideranças da cafeicultura estadual e nacional, produtores, exportadores, corretores, torrefadores, técnicos e cooperativas de café.

- CETCAF recebe homenagem da COOABRIEL em solenidade de 50 anos da cooperativa, no dia 13/09/2013, em agradecimento a contribuição do CETCAF para o desenvolvimento da cafeicultura capixaba, especialmente a do conilon, onde sempre foi um aliado importante nas atividades da Cooabriel.

- Realização de "Dia de Campo" no distrito de Jacupemba, Município de Aracruz com a participação de mais de 230 cafeicultores. Nesse "Dia de Campo" foram tratados assuntos sobre o mercado de café, irrigação, manejo, redução de custos na lavoura e uso racional de recursos hídricos.

- Aplicação em 2014, de 20 Treinamentos Colheita e Pós colheita com a participação de 700 produtores em 20 municipios do Estado, com o apoio do SENAR-ES, SICOOB, BANDES, INCAPER e OCB-ES/SESCOOP-ES

- Criação e inclusão no site do CETCAF, de planilha de cálculo da área do Terreiro Coberto.

- Participação do CETCAF através de seu Presidente, Dário Martinelli, no maior evento mundial do setor cafeeiro que a conteceu em Seattle (USA), a 26ª Exposição Anual da Specialty Coffee Association of America (SCAA).

- Realização do XII Encontro de Produtores de Café de Ibatiba, no dia 25/04/2015 com a participação de 150 produtores locais.

- Estudos sobre a utilização de REVOLVEDOR AUTOMÁTICO DE CAFÉ nos terreiros cobertos, com a parceria da Metalúrgica Fardim, para economia de mão de obra e para secagem uniforme do grão.

- Realização do 12º Simpósio Regional de Cafeicultores da Região do Caparaó e XI Feira de Insumos nos dias 24 e 25/07/2014 em Dores do Rio Preto.

- Realização do Encontro de Cafeicultores de Cafés Arábicas Especiais no dia 07/08/2014 em Brejetuba com a  participação de 120 lideranças locais.

- Realização de 2 encontros de cafeicultores, um em Vila Valério e outro em Itapemirim, nos dias 12/09 e 18/09 respectivamente, e somando a participaçào de 400 produtores de café.

- Presença do CETCAF no XI Concurso Conilon de Excelência Cooabriel no dia 22/10/2014 em São Gabriel da Palha, que reuniu 180 pessoas.

- Realização no dia 23/10/2014, do 8º Encontro de Produtores de Café de Governador Lindenberg.

- Realização de 20 treinamentos Colheita e Pós-colheita durante o ano de 2015 com o apoio do SENAR, SICOOB, Incaper e Centro do Comércio de Café de Vitória com participação de aproximadamente 700 cafeicultores.

- Participação do lançamento da colheita do Conilon em São Domingos do Norte no dia 15/05/2015 com a presença do Governador do Estado, Secretário de Estado da Agricultura, dentre outras autoridades.

- Realização do 13º Simpósio Regional de Cafeicultores da Região do Caparaó nos dias 28 e 29/05/2015, com reunião de mais de 200 lideranças da cafeicultura regional.

- Participação do Cetcaf no "Dia de Campo" realizado pela COOABRIEL em São Domingos do Norte-ES, com o tema: Mecanização da Cafeicultura. O evento ocorreu em 22/07/2015 com quase 750 cafeicultores presentes.

- Realização do 10º Simpósio Estadual do Café e VII Feira de Insumos no Auditório do Centro do Comércio de Café de Vitória, de 21 a 23/09/2015 com a presença de mais de 350 pessoas. O Simpósio reuniu autoridades, técnicos e empresários dos mais diversos setores da cafeicultura capixaba, além de produtores.

- Aplicação de diversos treinamentos "Café com Sustentabilidade, Colheita e Pós-colheira" em diversos municípios do ES, também com a parceria do SICOOB, SENAR-ES, OCB-ES/SESCOOP-ES, INCAPER, entre outros, com a presença média de 35 cafeicultores por turma.

- Apoio e auxílio na seleção de cursandos para todos os "Cursos de Classificação e Degustação de Café", que o  Centro do Comércio de Café de Vitória - CCCV realiza. A capacitação é gratuita e durante as aulas os alunos têm a oportunidade de aprenderem as técnicas para apurar o número de defeitos e impurezas nos grãos beneficiados, além de identificar os sabores dos cafés considerando os critérios estabelecidos pela Classificação Oficial Brasileira.

- Participação no lançamento do PEDEAG 3 (Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba) pela Secretaria de Estado da Agricultura - SEAG, dia 14/03/2016.

- Participação no "Dia de Campo - Conilon Eficiente COOABRIEL" no dia 06/04/2015 em São Gabriel da Palha com a presença da diretoria da cooperativa e mais de 90 cafeicultores. Se discutiu temas como: café com sustentabilidade - colheita e pós-colheita, tecnologia para melhor convivência com períodos de estiagem e mecanização em áreas com declive.

- Realização em agosto de 2016, do 8º Simpósio Regional de Café Conilon em Laranja da Terra-ES

- Realização de Cursos Práticos de Cafeicultura Sustentável em 2016, em diversos municípios do ES, com turmas de 35 cafeicultores em média.

- Presença no XIII Concurso Conilon de Excelência Cooabriel no dia 19/10. Evento que reuniu 250 pessoas com representantes de todo o segmento.

- Criação e lançamento do grupo de whatsapp "Café e Cafeicultura", integrando as lideranças das mais diversas regiões produtoras do Estado, numa discussão sobre os mais diversos assuntos de interesse do setor café.

- Realização do 14º Simpósio Regional de Café Arábica das Montanhas do ES e XIII Feira de Insumos, 10 e 11/11/2016 em Capivara, Município de Vargem Alta- ES com presença de 81 participantes.

- Participação no 4º Fórum Liberdade e Democracia, no dia 21/11/2016, realizado pelo "Líderes do Amanhã", onde com o apoio do CETCAF, foi lançado o primeiro café conilon puro, torrado e moído em cápsulas e torrado para expresso. O café lançado com enorme sucesso, foi o "CAFÉ VENTURIM". Na mesma ocasião e no mesmo evento, também foi apresentado ao público, o café arábica das montanhas do ES "CAFÉ VALE DO HUBER".

- Participação em todas as reuniões no ES em que o tema café esteve presente.

- Realização do 15º Simpósio Regional de Café Arábica das Montanhas do Espírito Santo e XIV Feira de Insumos, nos dias 30 e 31 de março de 2017 em Conceição do Muqui, Município de Mimoso do Sul - ES, com a presença de aproximadamente 250 pessas.

-  Aplicação em 2017 de 14 treinamentos "Café com Sustentabilidade, Colheita e Pós-colheira" em 14 municípios do ES, também com a parceria do SICOOB, CECAFÉ, OCB-ES/SESCOOP-ES, INCAPER, entre outros, com a presença média de 35 cafeicultores por município.

- Realização em maio de 2017, do 9º Simpósio Regional de Café Conilon em Afonso Cláudio, com a presença de 190 pessoas coma parceria do SICOOB, CECAFÉ, OCB-ES/SESCOOP-ES, INCAPER, SENAR-ES, PREFEITURA MUNICIPAL DE AFONSO CLÁUDIO, entre outros.

- Aplicação até setembro de 2017 de 4 treinamentos "Café com Sustentabilidade, Nutrição e Manejo" em 4 municípios do ES, também com a parceria do SICOOB, CECAFÉ, OCB-ES/SESCOOP-ES, INCAPER, entre outros, com a presença média de 35 cafeicultores por município.

- No dia 13 de maio, o Cetcaf esteve em Pinheiros, na 10ª Campanha da Melhoria da Qualidade e Início da Colheita do Café no Espírito Santo - 9º Noroeste Café Conilon, importante evento de cafeicultura do estado. Realizado na propriedade de Adauto Orletti, o evento reuniu mais de 700 pessoas, entre produtores rurais, pesquisadores, representantes de instituições públicas, da cadeia produtiva do café, além de autoridades, como o governador do ES, o governador de São Paulo, o vice-governador do ES e o secretário de Estado da Agricultura do ES.

- No dia 29 de julho, o Cetcaf marcou presença no Coffee Meeting, encontro de lideranças da cafeicultura capixaba. O propósito foi debater questões de mercado para microlotes de cafés especiais e apresentar os resultados parciais das pesquisas aprovadas no edital da Fapes/ Seag que levará a campo mais conhecimentos, contribuindo de forma decisiva para um futuro ainda melhor para o setor agropecuário do estado.

-  Em julho de 2017 o presidente do Cetcaf e do Sicoob, Bento Venturim, foi eleito Líder do Ano na 17ª edição do Prêmio Líder Empresarial 2017, premiação oferecida pela Rede Vitória aos empresários capixabas que se destacaram durante o ano no cenário de negócios e empreendedorismo no ES.

-  No dia 10 de agosto, o Cetcaf esteve em São Mateus, no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), participando do 6º Simpósio do Produtor de Conilon - Gestão e Manejo com Sustentabilidade. O evento reuniu pesquisadores e produtores em uma discussão sobre as melhorias na produção do café, promovendo debates com especialistas da área, abordando o manejo da lavoura e do solo.

 

 

-

 

 

 

     

SEDE:

 

Praça Costa Pereira, 52 - Ed Michellini sl. 1004 - Cep. 29.010-080 - Centro - Vitória-ES - BR

Tels: (27) 3222.1826 / 3323.7586