CLICK AQUI PARA VER AS FOTOS DO TREINAMENTO CAFÉ COM QUALIDADE (Colheita e Pós-colheita)

 


 

TREINAMENTO CAFÉ COM QUALIDADE (Colheita e Pós-colheita)

Parceiros:  SENAR-ES / SICOOB / OCB-ES SESCOOP-ES / BANDES / INCAPER

                                                                                                                      

O treinamento em foco prevê 8 horas de trabalho com palestras enfatizando todo o processo de colheita e pós-colheita, uso adequado de secadores de café e uso, quando for o caso, de terreiros cobertos obedecendo os critérios gerados em pesquisas realizadas pelo CETCAF.

Também o treinamento prevê uma palestra com alternativas de crédito rural, com recursos advindos da carteira de crédito agrícola do BANDES, permitindo ao cafeicultor realizar os investimentos necessários para a mudança definitiva do seu perfil tecnológico na oferta ao mercado de cafés de qualidade superior, agregando renda à sua atividade e tornando o estado do Espírito Santo uma referência nacional e internacional como produtor de cafés especiais, seja ele arábica ou conilon.

No caso em que o cafeicultor estiver enquadrado na condição de produtor com menos de 500 sacas de café beneficiado por ano, ele receberá as orientações cabíveis para que implante, além do terreiro coberto para secagem do café, a aquisição, com financiamento do BANDES, de uma máquina de beneficiamento de café com capacidade de pilagem de até 12 sacas beneficiadas/hora. Esse processo permitirá ao pequeno produtor de café dominar todo o ciclo de produção em sua propriedade, o que lhe ensejará, inclusive, o aproveitamento da palha de café como adubo orgânico e fertilizante, fundamental para seu desempenho produtivo.

O desempenho do cafeicultor tendo todo o processo sob seu controle, evitará a sua dependência aos secadores alugados propiciando-lhe menor custo no processo produtivo.