CLICK AQUI PARA VER AS FOTOS DO TREINAMENTO CAFÉ COM SUSTENTABILIDADE (Colheita e Pós-colheita)

CLICK AQUI PARA VER AS FOTOS DO TREINAMENTO CAFÉ COM SUSTENTABILIDADE (Nutrição e Manejo)

 


Parceiros:  SICOOB / CECAFÉ / Sistema OCB-ES / INCAPER

 

 

TREINAMENTO CAFÉ COM SUSTENTABILIDADE (Colheita e Pós-colheita)

                                                                                                                     

O treinamento em foco prevê 8 horas de trabalho com palestras enfatizando todo o processo de colheita e pós-colheita, uso adequado de secadores de café e uso, quando for o caso, de terreiros cobertos obedecendo os critérios gerados em pesquisas realizadas pelo CETCAF.

Também o treinamento prevê uma palestra com alternativas de crédito rural, com recursos advindos da carteira de crédito agrícola do BANDES, permitindo ao cafeicultor realizar os investimentos necessários para a mudança definitiva do seu perfil tecnológico na oferta ao mercado de cafés de qualidade superior, agregando renda à sua atividade e tornando o estado do Espírito Santo uma referência nacional e internacional como produtor de cafés especiais, seja ele arábica ou conilon.

No caso em que o cafeicultor estiver enquadrado na condição de produtor com menos de 500 sacas de café beneficiado por ano, ele receberá as orientações cabíveis para que implante, além do terreiro coberto para secagem do café, a aquisição, com financiamento do BANDES, de uma máquina de beneficiamento de café com capacidade de pilagem de até 12 sacas beneficiadas/hora. Esse processo permitirá ao pequeno produtor de café dominar todo o ciclo de produção em sua propriedade, o que lhe ensejará, inclusive, o aproveitamento da palha de café como adubo orgânico e fertilizante, fundamental para seu desempenho produtivo.

O desempenho do cafeicultor tendo todo o processo sob seu controle, evitará a sua dependência aos secadores alugados propiciando-lhe menor custo no processo produtivo.

 

TREINAMENTO CAFÉ COM SUSTENTABILIDADE (Nutrição e Manejo)

 

Esse Treinamento tem um enfoque nas questões de Manejo da lavoura Cafeeira, evidenciando a importância da poda do cafeeiro, a forma mais adequada de executá-la, época e resultados esperados.

Na área de Nutrição da Lavoura Cafeeira, é enfatizada a coleta de amostra de solo, fertilização do cafeeiro em função do resultado da análise de solo. Outro tema enfatizado nesse ítem, é a aplicação correta do fertilizante, evitando-se desperdício de fertilizantes e procurando o aproveitamento máximo do mesmo. Também se dá enfoque específico às épocas de fertilização, procurando o máximo de eficiência no aproveitamento do cafeeiro, objetivando maiores e mais adequadas produtividades.

Outro tema abordado é a coleta de amostras de folhas para análise foliar, procurando-se uma sintonia entre as adubações de solo com a foliar.

Prevê também orientações seguras para o uso correto da irrigação da lavoura cafeeira em que ela é estimulada a trabalhar sempre com um projeto técnico, evitando assim a compra de equipamento de irrigação sem qualquer balizamento tecnológico, e  desperdício de água, um insumo escasso.

Também prevê uma palestra do SICOOB, através de seus gerentes para que o cafeicultor faça uso adequado das linhas de financiamento à sua disposiçao, sempre dentro de critérios que visem a melhoria das condições sócio econômicas do cafeicultor e da sua família.

Todos os cursandos participam de atividades práticas no campo, em propriedades previamente selecionadas, visando o aprofundamento de todas as questões abordadas em sala de aula.

Nesse treinamento dar-se-á sempre prioridade às comunidades mais carentes de tecnologia no processo produtivo de café com sustentabilidade.